QUADRO

GUIÃO DO TRABALHO OTD

Já está publicado o guião do trabalho. Clica...

RESUMO O.T.D.

Resumo O.T.D. já está disponível.

PANGEA

Ficha de preparação para o Pangea.

FICHA FORMATIVA SEQUÊNCIAS E REGULARIDADES

Já está publicada  a ficha e a resolução.

OS ALIMENTOS

Resumo sobre os alimentos - 6º ano 

Atividades de ângulos

Podes usar o transferidor virtual e treinar. Vê...

Novo Passatempo

SUDOKU - Fácil com soluções

Jogo online do mdc e mmc

Vai à página de passatempos.

Itens: 1 - 8 de 14

1 | 2 >>

CIÊNCIAS NATURAIS

As ciências naturais são uma classificação que abarca as áreas da ciência que estudam a natureza nos seus aspectos mais gerais e fundamentais, ou seja o universo como um todo, que é entendido como regulado por regras ou leis de origem natural e com validade universal.

Embora o principal do estudo das ciências naturais não recaia sobre o ser humano em específico, é importante notar que nas ciências naturais, o ser humano é simplesmente parte integrante da natureza e não algo especial dentro dela, e por tal encontra-se sujeito às mesmas regras naturais que regem todos os acontecimentos físicos, químicos e biológicos do universo.

Em tempos antigos e medievais, o estudo objetivo da natureza era conhecido como filosofia natural. No final dos tempos medievais e início dos tempos modernos, a interpretação filosófica da natureza foi sendo gradualmente substituída por uma aproximação mais científica usando o método indutivo.

No século XIX o estudo a ciência recebeu uma atenção maior dos profissionais e instituições, e ao fazê-lo, gradualmente, surgiu o nome mais moderno de ciência natural. O termo cientista foi utilizado, pela primeira vez, por William Whewell em 1834.

Podemos falar das ciências naturais em termos de Biologia, Astronomia, Física, Química, Geologia, etc.

Como afirnou Carl Sagan:

"Em algum lugar há algo incrivel para se descobrir" 

 

 

MATEMÁTICA

Do grego máthēma, que significa ciência, conhecimento e ou aprendizagem e mathēmatikós, que significa apreciador do conhecimento - é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. A matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações.

Assim, o trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjeturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.

Registos arqueológicos mostram que a matemática sempre foi parte da atividade humana. Ela evoluiu a partir de contagens, medições, cálculos e do estudo sistemático de formas geométricas e movimento de objetos físicos.

Há muito tempo que se procura um consenso quanto à definição do que é a matemática. No entanto, nas últimas décadas do século XX, começou a ser utilizada uma definição que tem ampla aceitação entre os matemáticos: 

matemática é a ciência das regularidades  (padrões)

Ou seja, os matemáticos procuram regularidades nos números, no espaço, na ciência e na imaginação e formulam teorias com as quais tentam explicar as relações observadas.

Diz-se que a matemática é pura ou aplicada. A matemática aplicada é ramo que se ocupa de aplicações do conhecimento matemático em outras áreas do conhecimento, como a engenharia ou a química. A matemática pura, ou seja, da matemática pela matemática, é o estudo sem a preocupação da sua aplicabilidade e mostra-se muitas vezes útil anos ou séculos adiante, como aconteceu com os estudos teóricos feitos pelos gregos, úteis, respetivamente, em descobertas sobre astronomia feitas por Kepler no século XVII, ou para o desenvolvimento de segurança em computadores nos dias de hoje.

Mas acima de tudo a

“MATEMÁTICA É A ESCADA DA VIDA”

porque tudo se suporta na matemática.